O Club D’Orsay receberá em Abril o 14. Encontro oficial da Confraria Aficionadas, um seleto grupo de mulheres organizados pela Cigar Sommelier Mikaela Paim.
Para essa data traremos uma harmonização super exclusiva: a cerveja Saison de Muse Barrique da Cervejaria Nacional com charutos Toscano, que estão de volta oficialmente no Brasil.
Toscana, Terra do Toscano
Toscana, terra de Leonardo da Vinci, Dante, Petrarca, Boccaccio, ….. terra do Brunello de Montalcino e dos Chianti, terra onde estão Florença, Siena, San Gimignano e Lucca, a terra dos lendários charutos Toscano.
O clima mediterrâneo que alterna verões quentes de alta luminosidade com invernos rigorosos combinado com a topografia de múltiplas colinas, proporciona as condições ideais para o cultivo do tabaco. No mesmo solo em que são cultivadas as uvas Sangiovesi é cultivado o tabaco Kentucky com que são produzidos os charutos Toscano.
Numa tarde de verão de 1815, o tabaco deixado para secar no sol quente de Florença foi encharcado por uma chuva inesperada. Para minimizar o prejuízo, o fazendeiro torceu charutos com aquelas folhas e vendeu por preço mais baixo. Ele foi surpreendido com o sucesso imediato e percebeu que tinha produzido um charuto de sabor totalmente novo e muito agradável. Desde 1818 o charuto recebeu a marca TOSCANO e segue sendo produzido da mesma maneira, tendo incorporado significativa melhora de qualidade com o uso do tabaco Kentucky cultivado na Toscana desde 1930.
Uma receita feita por master blenders mulheres para os paladares mais exigentes.
Não é novidade que o bom gosto e refinado paladar feminino estão em ascensão no mercado gourmet e na arte das experiências sensoriais.
A Cervejaria Nacional é uma fábrica bar 100% brasileira. Oferecem 5 cervejas artesanais exclusivas, batizadas com nomes de lendas brasileiras. Além delas, servem diversas receitas sazonais ao longo do ano.
Pelo sétimo ano consecutivo a Cervejaria Nacional, fábrica-bar localizada em Pinheiros na capital paulista, lançou em fevereiro a cerveja sazonal do projeto Musas de Verão.
O Projeto Musas surgiu em 2012 com o objetivo claro de ir em posição contrária às propagandas das grandes corporações que muitas vezes objetificam a mulher em torno do produto. Além disso, o projeto visa mostrar que cerveja não é assunto exclusivo para homens e valoriza todas as mulheres que estão envolvidas direta ou indiretamente no meio cervejeiro artesanal.
Todos os anos a Cervejaria Nacional convida mulheres renomadas na área para produzirem 500 L de cerveja de um estilo específico. Neste ano, as duas convidadas foram a Daiane Colla e Taiga Cazarine, que produziram junto ao mestre cervejeiro da casa, Guilherme Macedo, uma cerveja do estilo Saison e batizaram com o nome de Saison de Muse.
O estilo escolhido, Saison, era produzido antigamente em fazendas, de maneira bem rústica e com os insumos disponíveis no local. É uma cerveja leve, seca, refrescante com um perfil frutado que é característico da levedura belga. Uma cerveja clássica e extremamente elegante, com 6.9 % de álcool e 26 IBU (unidade de amargor).
“Barrique” é uma novidade exclusiva para esse encontro!
Pegamos uma parte dessa base e deixamos no barril de madeira para ganhar mais complexidade com a contribuição de outros microrganismos durante essa fermentação secundária. A cerveja também ganhou acidez – conta Guilherme Macedo.
Saison de Muse Barrique – é a base da Cerveja Saison de Muse que passou por um envelhecimento em barris de madeira para ganhar complexidade de leveduras rústicas e também acidez. Apresenta coloração dourada, quase alaranjada, no aroma tem perfil rústico de frutas amarelas (pêssego, abacaxi), no corpo ela é leve e tem uma acidez que refresca ainda mais o paladar. Tem 6,9 de álcool e baixo amargor. É uma cerveja que ainda não foi lançada no mercado.
Sobre as Musas:
Daiane Colla é jornalista, Sommelière de Cervejas, Mestre em Estilos, Avaliação de Cervejas e Harmonização pelo Siebel Institute of Technology de Chicago (EUA) e BJCP Certified Beer Judge. Possui experiência de mais de cinco anos em organização de cursos, concursos e festivais de cerveja. Hoje atua como sommelière em consultorias, palestras, cursos e eventos de degustação e harmonização no Brasil e exterior. É embaixadora do Brussels Beer Challenge e do Brewers of Europe Forum para o Brasil e jurada em concursos de cerveja nacionais e internacionais. É também colunista da Revista da Cerveja e sobre harmonização com charutos no Casa Off Cuba.
Taiga Cazarine é Sommelière de cervejas (Doemens), Mestre em estilos (ICB), Técnica em produção de cervejas (Senai), Juíza BJCP. Atua como Brand Developer de cervejarias de varias lugares do mundo e também como professora. Esteve em 8 países explorando o mercado, julgou em concursos internacionais e nacionais. Foi também responsável pela primeira harmonização de charutos e cervejas do interior de São Paulo.
Sobre a Cervejaria Nacional:
Somos rigorosos e sérios na hora de fabricar.
Já na hora de beber, somos despojados e divertidos.
Fazemos negócios com muito planejamento e razão.
Mas o que nos move é nossa paixão pela cerveja.
Respeitamos e admiramos as grandes tradições cervejeiras.
Mas nas nossas receitas não faltam criatividade e ousadia.
A Cervejaria Nacional leva a cerveja muito a sério.
E a diversão, mais a sério ainda.
Sobre a Confraria Aficionadas
A Confraria Aficionadas se reúne mensalmente para degustarem charutos e bebidas harmonizados de forma técnica, em locais diferentes a cada mês e com a presença dos maiores especialistas do país para enriquecer conhecimentos. As confreiras associadas tem descontos e vantagens nas melhores tabacarias da cidade, além de encontros repletos de experiências sensoriais.
A idealizadora e mentora do grupo, Mikaela Paim, é Sommelière de vinhos e charutos, especialistas em bebidas e imerge as mulheres do mundo do tabaco através de seu conhecimento em vivências sensoriais.
Deixe um comentário