Os charutos italianos TOSCANO estão oficialmente de volta ao Brasil.
E para recebê-los em grande estilo, o 14º Encontro da Confraria Aficionadas se reuniu no #CigarLounge do Club D’Orsay para uma apresentação repleta de informações, curiosidades e experiências sensoriais harmonizando com as cervejas premium da Cervejaria Nacional.
A HISTÓRIA
Em agosto de 1815 numa fábrica em Florença, folhas de tabaco deixadas para secar no sol de verão foram encharcadas por uma forte chuva. Como não podiam jogar o tabaco no Rio Arno resolveram produzir charutos baratos para serem vendidos em Florença. Aqueles charutos fizeram sucesso imediato. A água fez o tabaco fermentar, dando aos charutos um sabor todo novo. Nascia a lenda do charuto TOSCANO® que está em produção contínua desde 1818.
Desde que foi criado, o charuto TOSCANO® está fortemente ligado com a história italiana. Ele é uma parte da cultura, estilo, criatividade da indústria e emblemático do estilo de vida italiano.
CURIOSIDADES
FAZENDA (VEGA): Toscana | FÁBRICA: Lucca
O tabaco Kentucky do Toscano®:
- Itália (Toscana, Campania, Veneto, Umbria)
- USA (Kentucky, Tennesse, Missisipi)
- Fazendeiros dessas regiões fornecem o tabaco cultivado sob supervisão dos técnicos MST (Manifatture Sigaro Toscano).
- A secagem das folhas é feita por processo de cura a fogo (20 dias).
- Na cura são usadas madeiras aromáticas e folhas do descarte do próprio Tabaco.
-
Nenhum aditivo ou ingrediente é usado em qualquer parte do processo de fermentação.
-
O Toscano pode ser enrolado por máquinas ou à mão.
-
O processo de maturação é o momento de descanso que o Toscano precisa para ser refinado, para perder um pouco da sua aspereza e evoluir para o seu sabor
característico. A maturação pode durar de 4 até 24 meses, dependendo do produto.
O CHARUTO E AS MULHERES
Da planta de Lucca saem, a cada ano, 3 milhões de charutos feitos a mão por 40 mulheres.São necessários 18 meses de aprendizado para se tornar uma “SIGARAIE”Uma experiente sigaraie faz até 530 charutos por dia!
HARMONIZAÇÃO COM CERVEJAS PREMIUM
TOSCANO CLÁSSICO
Intensidade: ❶❷❸④⑤
Cor: acetinada Kentucky
Aroma: fragrância típica de vegetais, notas de terra, tostado e madeira
Sabor: rico e persistente, levemente ácido/amargo

Y-Îara Pilsen
Esta sereia de olhos verdes costuma banhar-se nos rios e encantar homens com sua beleza e melodia. Exatamente essa pilsen.
De cor dourada e espuma clara, apresenta corpo médio, amargor sutil e uma boa presença de lúpulo, fiel às origens do estilo, surgido na República Tcheca no final do Século XIX, possui 5,0% de teor alcoólico.
Mula IPA
A Mula é uma criatura equina sem cabeça que vomita fogo e galopa pelos campos. Todos temem o seu coice e com essa IPA não é diferente.
A generosa quantidade de lúpulos americanos traz um aroma cítrico e um alto amargor. É uma cerveja de alta fermentação, encorpada e saborosa, com 7,5% de teor alcoólico.
SAISON DE MUSE BARRIQUE
É a base da Cerveja Saison de Muse que passou por um envelhecimento em barris de madeira para ganhar complexidade de leveduras rústicas e também acidez. Apresenta coloração dourada, quase alaranjada, no aroma tem perfil rústico de frutas amarelas (pêssego, abacaxi), no corpo ela é leve e tem uma acidez que refresca ainda mais o paladar. Tem 6,9% de álcool e baixo amargor. É uma cerveja que ainda não foi lançada no mercado. Saiba mais…
A apresentação contou com a presença da convidada especial Taiga Cazarine (foto: a esquerda), que é Sommelière de cervejas (Doemens), Mestre em estilos (ICB), Técnica em produção de cervejas (Senai), Juíza BJCP. Atua como Brand Developer de cervejarias de vários lugares do mundo e também como professora. Esteve em 8 países explorando o mercado, julgou em concursos internacionais e nacionais. Foi também responsável pela primeira harmonização de charutos e cervejas do interior de São Paulo.
FINALIZAÇÃO
Nada melhor do que o sabor de um verdadeiro espresso Italiano para finalizar uma experiência tão rica em sabores e aromas. E para acompanhar esse momento, os biscoitos da A BISCOITÊ – Fettine D’Italia deixaram o momento ainda mais especial.
A CONFRARIA
FOTOS: Ingrid Gonçalves (@iiingri)
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS
Mikaela Paim – Sommelier de Vinhos e Charutos e Anfitriã da Confraria Aficionadas (@confrariaaficionadas)
Taiga Cazarine – Sommelière de Cervejas (Doemens), Mestre em estilos (ICB), Técnica em produção de cervejas (Senai), Juíza BJCP – (@taigacazarine)
Paulo Heise – Importador Oficial Toscanos no Brasil ULPIA VICTRIX (http://toscanodobrasil.com.br/br/)
Guilherme Macedo – Beer sommelier na empresa Cervejaria Nacional
Paula Skoretzky – PSC Comunicação (@psccomunicacao)
APOIO: @cigarmeincigar